O senador Vanderlan Cardoso afirmou que o Parque Tecnológico Alphaville situado na Cidade Ocidental (GO), e que está em fase avançada de instalação, tem potencial para transformar a realidade econômica e social da Região Metropolitana do Distrito Federal. Segundo contou o senador, o empreendimento trará forte impacto junto aos moradores dos municípios próximos do empreendimento.
Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), o senador adiantou que a reunião realizada essa semana com as presenças dos diretores do Parque Tecnológico, prefeitos, vereadores, secretários de pastas das áreas da ciência e tecnologia, diretores do e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Goiás serviu para dar a dimensão do empreendimento que receberá um investimento de R$ 4,67 bilhões. Ele conta que o Parque Tecnológico será uma grande fonte de geração de emprego e renda para toda Região.
“Esse é um projeto grandioso e que, em 25 anos, tem previsão de receber 250 empresas e gerar quase 17 mil novos empregos diretos e milhares de empregos indiretos. Também haverá um grande incremento na arrecadação dos municípios, com mais de R$ 1,7 bilhão em impostos por ano”, disse o senador e presidente da CCT.
Além do crescimento econômico, Vanderlan Cardoso destacou que o Parque Tecnológico também irá investir em um grande projeto social com previsão inicial de introduzir 1.560 crianças e adolescentes ao mundo digital, capacitar 100 multiplicadores, realizar 78 cursos de introdução ao mundo digital e 5 campeonatos de e-sports. Também está previsto a construção de uma megaestrutura de uma Arena de e-sports em Goiás.
Projeto duas vezes maior do que o da cidade de Barueri
O diretor do Parque Alphaville, Ricardo Castelo Branco, confirmou que a probabilidade de transformação da região com o funcionamento pleno do empreendimento será uma realidade porque esse fato ocorreu na cidade paulista de Barueri, onde a economia avançou e mudou a realidade dos moradores daquele município. Para o diretor, o projeto da Cidade Ocidental será duas vezes maior do que o de Barueri.
Todos os participantes da reunião enalteceram a importância do Parque Tecnológico e sua repercussão para o desenvolvimento de Goiás e do Distrito Federal. O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, elogiou a ação do senador Vanderlan Cardoso por encampar o projeto que vai promover a geração de emprego e renda na região da Rede de Desenvolvimento Integrado (RIDE).
Lembrou o prefeito que que alguns gargalos já foram destravados como energia e água para a área do parque. A ENEL e a Saneago presentes ao evento se manifestaram por investimentos na infraestrutura com energia de qualidade e água de forma permanente.