O senador Vanderlan Cardoso (Progressistas-GO) afirmou que a qualificação da mão de obra e investimentos em áreas voltadas à vocação de cada município poderão alavancar o desenvolvendo socioeconômico da Região Metropolitana do Distrito Federal. A declaração foi feita durante a 3ª Edição do Congresso de Geração de Emprego e Renda realizado nesta sexta-feira (18) na cidade de Valparaiso – GO.
O evento, que contou com as presenças de prefeitos, vereadores, estudantes e lideranças políticas dos 17 municípios da região, foi realizado na Faculdade Aires Senna com palestras de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Secretaria do Desenvolvimento e Inovação, do Sebrae, Senai e outras entidades. Ao todo, cerca de 500 pessoas participaram do Congresso.
Vanderlan Cardoso apresentou modelos positivos adotados em alguns municípios goianos, que apostaram em sua vocação econômica, qualificaram a mão de obra, e hoje não sofrem com o desemprego. “Os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) são instrumentos de desenvolvimento regional que precisam ser mais utilizados pelas prefeituras. Muitos municípios sofrem com a falta de emprego, mas possuem grandes potencialidades que precisam apenas ser trabalhada de forma correta. As APLs podem ajudar a resolver o problema do desemprego em municípios menores, que não conseguem atrair grandes indústrias”, explicou o senador.
O prefeito de Valparaiso, Pábio Mossoró, foi quem fez os cumprimentos iniciais e destacou a importância do trabalho que o senador Vanderlan segue realizando no Senado Federal. “Esse evento é muito importante para nós, gestores municipais, pois apresenta um leque de opções e nos prepara para enfrentar esse grave problema do desemprego. Fico muito satisfeito com a atuação do senador Vanderlan no Senado Federal por que ele já foi prefeito e sabe o que cada um de nós passamos. Vanderlan conhece bem as dificuldades que enfrentamos para administrar um município, então conhece os caminhos para nos ajudar, através do seu trabalho no Senado Federal”, pontuou.
O Coordenador de Projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional, José Joaquim, que participa do Congresso desde a sua primeira edição, apresentou os caminhos para as prefeituras buscarem, e conseguirem, recursos junto a órgãos federais. “Essa é a parte que o senador Vanderlan mais gosta”, disse ele pontando para o telão onde havia uma “lista de oportunidades” para os prefeitos conseguirem verbas federais. “Não podemos dizer que não tem dinheiro. O Governo federal possui uma série de programas que as prefeituras podem conseguir recursos para obras de infraestrutura, investimento em saúde, e tantos outros projetos”, explicou Joaquim.
Por fim, os presentes no evento, desde prefeitos a estudantes, tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos sobre os mais diversos temas, que foram respondidos pelo senador Vanderlan. “Temos certeza de que esse Congresso será muito bom para todos os prefeitos aqui presentes”, concluiu o prefeito de Valparaiso, Pabio Mossoró.