O presidente do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy, comentou, em artigo de opinião publicado no Jornal O Popular nesta quinta-feira, 24, sobre a situação da Mobilidade Urbana de Goiânia aos 86 anos, completados hoje.
O goiano, que é deputado federal e ex-ministro das Cidades, apontou sugestões de serviços para avanços na área. Leia a seguir a íntegra do artigo.
Goiânia, 86 anos
24/10/2019
“Já avançamos muito, porém há muito ainda a avançar”
Goiânia chega aos 86 anos pujante! É uma das dez cidades mais populosas do Brasil e tornou-se, ao longo dessas décadas, abrigo para milhares de empresários, empreendedores e famílias vindas de diversas partes do País.
Justamente por isso a cidade enfrenta dificuldades diárias, em especial com a mobilidade urbana, que não é um problema exclusivo da nossa capital, mas uma agenda prioritária em todo o País.
A exemplo de outras grandes metrópoles brasileiras, Goiânia cresce e, com isso, aumenta a frota de carros e motocicletas, o que provoca um cenário de pouca fluidez no ir e vir, seja a trabalho ou a lazer. Por isso a importância de fazer investimentos conforme surgem as demandas. É preciso estudar e apresentar ações efetivas em relação ao trânsito, ao transporte público, ao pedestre e ao ciclista.
Uma boa mobilidade passa pelo aprimoramento de todos esses pontos e o trabalho conjunto com o Executivo federal e os entes federados é essencial. Especialmente nas regiões metropolitanas, onde milhares de pessoas se deslocam de um município para outro para trabalhar ou estudar.
Nesse sentido, sempre me senti pronto para colaborar. A melhoria da mobilidade urbana sempre foi uma de minhas prioridades, desde que fui deputado federal, depois ministro de Estado das Cidades e também agora, como titular da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
A experiência me mostrou que estudos e tecnologia são sempre grandes aliados nesse trabalho de identificação e resolução de problemas.
Investimentos em vias importantes no deslocamento do goianiense são primordiais, assim como a melhora no transporte público, na construção de viadutos, de faixas exclusivas e de ciclovias. Hoje, municípios com mais de 20 mil habitantes já são incentivados a elaborar seus Planos de Mobilidade Urbana. Uma das diretrizes é justamente a de otimizar os deslocamentos diários. Já avançamos muito, porém há muito ainda a avançar.
Precisamos inverter a lógica e possibilitar uma rotina mais leve e sadia aos cidadãos; trabalhar para que gastem menos tempo no trânsito, na ida ao trabalho e aos estudos, por exemplo, e no retorno às suas casas.