Podem ter acesso ao documento adolescentes que completam 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano
Jovens que completam 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano podem fazer o título eleitoral, e consequentemente estarem aptos a votar nas eleições 2022, até o dia 4 de maio. O voto para adolescentes de 16 e 17 anos continua sendo optativo no Brasil.
Por conta da pandemia da COVID-19, desde 2020 a Justiça Eleitoral adotou novas medidas para a regularização de títulos eleitorais. Para o jovem que quer garantir o documento não é mais necessário ir até um cartório eleitoral. Basta acessar o sistema TítuloNet, do TSE, e seguir as orientações até que seu título seja finalizado.
Para o presidente do Progressistas Goiás, Alexandre Baldy, o voto dos adolescentes e jovens são decisivos para a construção do futuro do país. “A eleição vai determinar os próximos caminhos da nossa nação pelos próximos quatro anos. Portanto, é o futuro das pessoas, e principalmente desses jovens que têm toda uma vida pela frente, que está em jogo”, pontuou Baldy.
Já a presidente da Juventude Progressistas, Larissa Ferreira, lembra que essa é a hora de participar do momento mais importante da democracia. “Apesar do voto ser facultativo entre os jovens de 16 e 18 anos, é muito importante que exista a consciência da importância das eleições e da escolha de nossos governantes”, declarou.