19th Ave New York, NY 95822, USA

Obra de saneamento beneficiará 1,3 milhão de habitantes

A obra, retomada por Alexandre Baldy enquanto ministro das Cidades, em 2018, foi entregue parcialmente nesta quarta-feira (6). No futuro, a construção deve beneficiar até 2,5 milhões de habitantes

 

O Sistema Produtor Corumbá, uma obra de grandes proporções e um dos maiores desafios nacionais de saneamento, foi inaugurado nesta quarta-feira (6). As obras da Estação de Tratamento de Água Corumbá IV chegaram a ficar paralisadas, mas foram retomadas em 2018, graças a liberação de recursos da ordem de R$ 85,3 milhões, pelo ex-ministro das Cidades na época, Alexandre Baldy. Hoje, ele é pré-candidato ao Senado.

A execução da estrutura foi marcada por paralisações decorrentes de falta de repasses. A primeira paralisação ocorreu em 2011, devido ao encerramento de contrato em vigência. Passaram-se quatro anos foi realizada nova licitação. Em 2018, ano em que a obra foi retomada, quando se completou 10 anos desde o início das construções, a obra se arrastava com apenas 56% finalizada. Naquele ano, com a liberação dos recursos do ex-ministro Alexandre Baldy, foi possível sua retomada e agora a conclusão.

O abastecimento ocorrerá em duas fases. A princípio, o projeto atenderá 1,3 milhão de pessoas, com vazão de 2,8 mil litros de água por segundo. A construção vai beneficiar até 2,5 milhões de habitantes do DF e de Goiás. No futuro, essa capacidade pode chegar a 5,6 mil litros por segundo. Cada unidade federada ficará com metade da vazão produzida.

Indiretamente, toda a parcela Oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também serão beneficiadas. Em Goiás, serão beneficiados os municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama. “É a oportunidade de garantirmos segurança hídrica para essa parcela da população de nosso Estado [Goiás] que tanto sofre em momentos de seca”, comenta Baldy lembrando de quando a região, DF e Goiás, passava por racionamento de água, há mais de cinco anos.

A obra, que está sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), permitirá segurança hídrica à população e extinguirá o racionamento das regiões nas próximas décadas.

A inauguração contou com a presença dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Além disso, os presidentes da Caesb, Pedro Cardoso, e da Saneago, Ricardo Soavinski, também participaram do evento.

Conjunto de obras

O Sistema Produtor de Água do Corumbá IV é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, com estruturas de tratamento que tornam a água potável. O ponto de captação de água no reservatório de Corumbá IV fica em Luziânia (GO), em uma área coberta pelo lago de 173 km².  A partir dessa etapa, a água passa pela Elevatória de Água Bruta e segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento. Na sequência, a água é encaminhada por meio de redes de distribuição para Goiás e o Distrito Federal.

A Caesb e a Saneago executaram juntas a adutora de água bruta do empreendimento. Foram feitos 12,3 km de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 km até a Estação de Tratamento de Água, executados pela Caesb.

A captação e a Estação Elevatória de Água Bruta foram executadas pela Saneago, bem como 34 km de linhas de transmissão e uma subestação elétrica 138 kV. Já a Estação de Tratamento de Água (ETA), as elevatórias e as adutoras de água tratada foram construídas pela Caesb. A ETA Corumbá tem capacidade para tratar até 2.800 litros/segundo de água na primeira etapa, e usará processo de tratamento por coagulação, floculação, clarificação e filtração.