19th Ave New York, NY 95822, USA

Alexandre Baldy participa da Procissão do Fogaréu

Após dois anos sem Fogaréu, políticos aproveitam o retorno da Procissão para estreitar relações e ‘colocar pré-campanha na estrada’

 

Ao lado do governador de Goiás Ronaldo Caiado e outras autoridades, o pré-candidato ao Senado Alexandre Baldy participou na madrugada desta quinta-feira (14) da Procissão do Fogaréu, realizada durante a programação da Semana Santa na cidade de Goiás. No município, Alexandre Baldy aproveitou para estreitar alianças com políticos locais e reforçar seu apoio à cidade.

Em conversas com a vice-prefeita, Zilda Lobo, Alexandre Baldy destacou o interesse em seguir trabalhando pelo município. O pré-candidato tem um longo ‘caso e amor’ pela cidade. Em toda sua carreira política como ex-ministro das Cidades ou deputado federal já destinou diversos recursos para o povo vilaboense para compra de ambulâncias, tratores e pavimentação de ruas. “É um prazer e uma honra receber o Baldy [Alexandre] em nossa cidade mais uma vez, justamente nessa retomada da Procissão do Fogaréu”, comemora a vice-prefeita.

No encontro, também estiveram presentes o pré-candidato à reeleição para deputado federal Adriano do Baldy, o secretário da Indústria e Comércio de Goiás Joel Sant’Anna e o candidato a deputado estadual pelo Progressistas em Goiás, Marcos Cabral. “Viemos em uma comitiva grande para mostrar a força que nosso partido tem e o poder que podemos exercer para ajudar o povo dessa cidade [Goiás]. É muito importante celebrar esse momento de fé e de retomada de um evento tão importante para nosso Estado”, destaca Alexandre Baldy.

Dois anos sem Fogaréu

A cidade de Goiás volta a realizar a tradicional Semana Santa após dois anos sem atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19. Na programação, novenas, missas, via sacra e a Procissão do Fogaréu, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás, atraem milhares de turistas do mundo todo.

Trazida pelos portugueses, a celebração cristã recorda os últimos dias de vida de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição, e é realizada em Goiás há 277 anos. As atividades seguem até o Domingo de Páscoa (17).

A programação tem o seu ápice na Procissão do Fogaréu, que encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo. Ela foi introduzida no Estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, inspirado em celebrações que remontam à Idade Média.

Os farricocos representam os soldados romanos e, com as luzes da cidade apagadas, eles andam descalços pelas ruas de Goiás segurando tochas. Com vestes longas e capuzes pontiagudos, esses personagens foram inspirados nos penitentes do século XV, que podiam pagar seus pecados sem precisar revelar sua identidade.

Neste ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult GO), repassou R$ 260 mil para a realização da celebração, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, com o abatimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas.