O desespero de alguns candidatos na corrida ao Senado tem levado à uma prática comum, porém bastante prejudicial à democracia: a divulgação de fake news. Dessa vez, a luta para conquistar números de apoiadores, principalmente de prefeitos, virou o alvo dos postulantes à única cadeira ao Senado.
Um candidato à senador divulgou recentemente que teria conquistado o apoio de alguns municípios da região Oeste de Goiás, entre eles Jaupaci. Acontece que o prefeito, Laerte Dourado dos Santos, reeleito pelo PP em 2020, é apoiador do presidente da legenda, Alexandre Baldy, que também disputa uma vaga ao Senado.
Sempre que está na região Oeste, Baldy e Laerte se encontram em compromissos políticos, sociais ou pessoais. Recentemente, os dois estiveram juntos no Encontro de Muladeiros de Iporá (foto), município vizinho a Jaupaci, em abril deste ano.
O relacionamento de Baldy com a população de Jaupaci e os prefeitos que por lá passaram, inclusive Laerte, é de longa data. Durante seus mandatos como deputado federal e ministro, Alexandre Baldy destinou mais de R$ 1,7 milhão em recursos para Jaupaci. O valor foi investido em benefícios nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
Somente para a saúde, mais de R$ 1 milhão foi utilizado na aquisição de ambulância, equipamentos e materiais para unidades de saúde do município, incluindo o Centro de Saúde de Jaupaci e a Unidade de Saúde Maria Vieira Guimarães. “Sempre olhei com carinho para Jaupaci. E sempre fui retribuído pelo prefeito Laerte. Estamos juntos nessa caminhada. Quem quer que esteja usando o nome dele para outros fins está tentando enganar o eleitor”, garante Baldy
Os recursos destinados a Jaupaci pelo candidato Alexandre Baldy também foram utilizados na compra de ônibus escolar para transporte dos alunos das áreas rurais do município, na aquisição de um veículo para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no calçamento dos bairros Chão Estrela e Setor Aeroporto.