O senador Vanderlan Cardoso defendeu, durante reunião da bancada federal goiana no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) , a manutenção de recursos orçamentários para obras rodoviárias em andamento e para os projetos que serão executados em 2020 nas rodovias goianas. São obras de manutenção, conservação, pavimentação asfáltica e construção de anel viário em várias rodovias que entrecortam o estado de Goiás.
“Muitas dessas obras já estão sedo executadas e correm o risco de parar por falta de recursos. Outras precisam das verbas para serem executadas. Então nosso trabalho junto ao DNIT visa garantir esses recursos”, explicou o senador Vanderlan Cardoso.
O PLN-18, enviado pelo governo federal à Comissão Mista de Orçamento (CMO) corta recursos de várias obras rodoviárias em Goiás. De acordo com Vanderlan, a visita ao Órgão aconteceu justamente para evitar esses cortes. “Vamos continuar trabalhando na CMO, juntamente com a bancada federal, na liderança da deputada Flávia Morais, visando a destinação de recursos para assegurar a execução das obras que estão em andamento ou previstas para 2020. Goiás é um Estado produtor de grãos e que depende das rodovias para escoar a produção”, frisou o parlamentar.
Na reunião, o senador Vanderlan e a bancada, acompanharam a exposição do cenário de obras de infraestrutura rodoviária que o DNIT executa e as que estão no planejamento do próximo ano.
O diretor geral do DNIT, general Antônio Leite dos Santos, apresentou a situação em que se encontra o DNIT em relação aos recursos orçamentários e o planejamento definido para o estado de Goiás. Segundo afirmou, o órgão sofreu dois cortes orçamentários este ano, um no valor de R$ 500 milhões e outro no valor de R$ 700 milhões.
“Os cortes inviabilizam a execução do planejamento de obras para Goiás”, destacou o diretor do DNIT, que pediu o apoio da bancada federal para alocar recursos de emendas ao Orçamento de 2020, além de garantir os recursos do orçamento atual.
Em um documento do DNIT entregue à bancada estão listadas as principais obras em andamento e que têm previsão de início para 2020, mas que carecem de recursos orçamentários. Entre elas estão o Anel Viário de Jataí, na BR-060, que tem 23% das obras concluídas e precisa de R$ 39 milhões para a conclusão, o Anel Viário de Aragarças, na BR-070, que carece de R$ 22 milhões para conclusão prevista para dezembro deste ano, a conclusão da pavimentação de 70 KM da rodovia Luiz Alves, em Uruaçu, na BR-080, avaliada em R$ 61 milhões, dentre outras. A bancada federal se comprometeu a ajudar o Órgão na liberação de recursos.