O senador Vanderlan Cardoso visitou a Faculdade UniEvangélica, em Anápolis, na manhã desta segunda-feira, 28, quando participou da solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A 16ª edição do evento com o tema, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, acontece durante toda semana com palestras e divulgação dos trabalhos realizados por alunos e professores da instituição.
De acordo com o doutor Carlos Hassel Mendes, Reitor do Centro de Ensino de Anápolis, o evento tem como objetivos aproximar a ciência e tecnologia da população propiciando maior interação entre a sociedade e meio acadêmico. Para o reitor, é importante a participação de representantes do legislativo goiano no evento. “Convidamos o nosso senador Vanderlan para estar conosco pois, além de ser o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), no Senado Federal, ele sempre se mostrou preocupado e trabalhando na busca de investimentos público para as novas tecnologias”, disse.
O senador conheceu a Usina Fotovoltaica e parabenizou a UniEvangélica pela criação do empreendimento. “Temos que valorizar mais os nossos profissionais, incentivando-os com mais investimentos para o desenvolvimento de suas pesquisas e projetos. A implantação desta usina na UniEvagélica nos mostra bem qual o caminho devemos seguir. Quando se investe em ciência e tecnologia todos ganham, comentou”
Vanderlan Cardoso também destacou que, embora o governo federal tenha encontrado dificuldades para recuperar o tempo perdido no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, agora o momento é de alívio e de ótimas perspectivas. Ele lembra que, após anunciar o contingenciamento de recursos para as bolsas de pesquisa do CNPq, o governo acaba de informar que o pagamento de todas as bolsas está garantido. “Ainda esse ano serão investidos, no Brasil, R$ 250 milhões em bolsas de pesquisas, como já adiantou o ministro Marcos Pontes. Ele confirmou que o pagamento das bolsas do CNPq está garantido”, acrescentou.
O senador disse, ainda, que está muito confiante no crescimento do estado de Goiás em pesquisas e inovações: “Visitei, recentemente, o Parque Tecnológico Samambaia, da UFG, e fiquei muito feliz em ver que o parque tecnológico já está em operação, e com espaço para novas empresas na área de pesquisa e inovação. Inclusive, estudos no Parque já descobriram um material inovador e de alta tecnologia que poderá ser utilizado na produção de lâmpadas de LED, de alta eficiência energética e luminosidade. A pesquisa, com orientação do professor Dr. Felipe Terra, vai proporcionar a produção de telefones e TVs de LEDs que consomem até 75% menos energia do que os modelos que atualmente temos no mercado”, contou.