O senador Vanderlan Cardoso (Progressistas) atendeu pedido da vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) e vai entregar, nesta segunda-feira , uma emenda parlamentar de quase R$ 1,5 milhão destinada à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Noroeste, precisamente no Jardim Curitiba. O evento acontecerá às 18h, no Itego do Bairro Floresta, e contará com a presença do prefeito de Goiânia, Íris Rezende, e lideranças locais.
Quando surgiu a Unidade de Saúde do Jardim Curitiba, em 1999, os atendimentos eram realizados em uma casa alugada, um local não adaptado para as funções. Os funcionários e moradores do bairro com o desejo de ter uma sede própria, decidiram se juntar e montaram um Conselho Local de Saúde.
Em 2007, Maria Eurípedes, diretora da Unidade na época, juntamente com a Agência Goiana de Habitação, identificaram um local apto para a potencial construção da nova sede, e em 2018, através do decreto nº 1.263, Íris Rezende concedeu o terreno para a construção. Mas até então as obras não haviam iniciado por falta de recursos da prefeitura.
Em 2019 a vereadora Sabrina Garcêz, tomou conhecimento dessa demanda da população daquela região e foi até Brasília para conseguir parceria com o Senador Vanderlan Cardoso para a liberação de recursos. Vanderlan considerou fundamental a construção da unidade de saúde e de imediato agendou uma reunião com o prefeito Íris para firmar a parceria. “Não adiantaria nada destinarmos o recurso para a construção da unidade e a prefeitura não participar. Depois que construirmos essa unidade, será a prefeitura de Goiânia quem irá administrar, então o prefeito Íris precisava tomar conhecimento da nossa intenção de disponibilizar verbas para a unidade e, mais que isso, entrar junto com a gente”, explica o senador.
Durante a reunião com o prefeito, no Paço Municipal, O senador Vanderlan e a vereadora Sabrina, apresentaram a demanda e mostraram que a UBS já tinha o terreno, concedido inclusive pelo próprio prefeito, e que faltavam apenas os recursos para a construção e o compromisso da prefeitura em assumir os serviços depois que a unidade estivesse concluída. O prefeito aprovou a iniciativa e, nesta segunda (9) o a Região Noroeste recebe, oficialmente, o anúncio da emenda do senador Vanderlan. As obras já devem ter início nos próximos meses.
“Com saúde não se brinca, e quando se busca um atendimento médico, a pessoa já está em uma situação fragilizada. O mínimo que precisa ter é um local adequado para os atendimentos”, afirma a vereadora Sabrina Garcêz.