Histórico de entregas e volume de investimentos conseguido pelo ex-ministro para a região explica apoio
O ex-ministro e pré-candidato a senador, Alexandre Baldy, tende a ser o nome escolhido por prefeitos do Entorno do DF para representar a região no Senado. A informação foi dada ao Jornal Opção pelo prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, que também preside a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab).
De acordo com Mossoró, as cidades do Entorno do DF receberam muitos recursos durante os mandatos de Alexandre Baldy e puderam fazer grandes obras para a população. “Eu tenho uma afinidade muito grande com o Alexandre Baldy, até por gratidão. Durante a passagem dele no Ministério das Cidades, foi possível construirmos um dos maiores projetos que temos em Valparaíso: o Parque da Anhanguera. Ele foi responsável pela liberação do projeto do executivo”, disse o prefeito, em entrevista ao jornal.
O reconhecimento do trabalho de Baldy em favor do Entorno também deve vir dos demais prefeitos da região, que podem fechar um apoio conjunto ao pré-candidato ao Senado e atual presidente do Progressistas Goiás. “Vamos chegar no entendimento que a gente pode definir o nome dele [Baldy] para nos representar na região”, afirma Mossoró.
Sistema Produtor de Água
Enquanto esteve à frente do Ministério das Cidades, Alexandre Baldy também viabilizou outros importantes projetos para o Entorno, como o Sistema Produtor de Água Corumbá IV, que deve garantir o abastecimento de água de toda a região nos próximos anos. Só para Luziânia, um recurso de mais de R$ 570 milhões foi liberado por Baldy para investimentos em saneamento básico e deve beneficiar mais de seis mil famílias com coleta de esgoto e águas pluviais.
Em habitação, investimentos através do antigo programa Minha Casa Minha Vida foram liberados para a região pelo ex-ministro, alcançando sobretudo Cidade Ocidental, Planaltina de Goiás e Valparaíso. Ao todo, mais de 500 moradias foram entregues nos três municípios.